quinta-feira, 24 de abril de 2008

Dia Mundial Do Livro e do Direito de Autor


Comemorou-se ontem o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.
Este dia pretende assinalar a importância do livro na sociedade, como proclama a Constituição da UNESCO, a “livre circulação das ideias por meio da palavra e da imagem”.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Exposição "Histórias de Abril"



































Exposição 25 de Abril

Está a decorrer na Biblioteca da nossa escola uma exposição sobre o 25 de Abril.
Esta conta com a participação dos elementos da equipa da BE, professores de HGP e alunos do 1º e 2º ciclos.



sexta-feira, 18 de abril de 2008

Comic-Con 2008


Quatro autores portugueses convidados para a Comic-Con 2008.
Os autores de banda desenhada João Lemos, Ricardo Venâncio, Nuno Alves e Ricardo Tércio vão participar na Comic-Con 2008, uma das mais importantes convenções norte-americanas dedicadas à BD que decorrerá, entre 18 e 20 de Abril, em Nova Iorque.Estes quatro autores estarão em Nova Iorque para sessões de autógrafos e apresentação dos seus trabalhos, a convite da Comic-Con, por via da Marvel, uma das mais importantes editoras de comics dos Estados Unidos, com a qual os ilustradores têm colaborado. Até agora, João Lemos, Nuno Alves e Ricardo Tércio assinaram os desenhos de volumes das colecções Avengers Fairy Tales e Spiderman Fairy Tales, séries que combinam histórias populares com super-heróis norte-americanos.

Novidades na Livraria Byblos

Dia 19/04/08
Carla Maia de Almeida e André Letria
Não Quero Usar Óculos
"Ontem fiquei a saber uma coisa. / Vou ter de usar óculos. / Foi o que a mãe disse. /Eu acredito sempre nela, mas desta vez não quero. / Não quero nada usar óculos!"


Carla Maia de Almeida volta à escrita infanto-juvenil, com a cumplicidade do ilustrador André Letria. Para descobrir um mundo visto atrás das lentes que, surpreendentemente, pode ser muito diferente do esperado.
Edição: Editorial Caminho


26-04-2008
De Rose na Byblos Amoreiras
Sábado, 26 de Abril
19h00 - Coreografias do Método DeRose
19h30 - DeRose na Byblos Amoreiras
- Palestra sobre o Método DeRose
- Apresentação de novo livro: Quando É Preciso Ser Forte

terça-feira, 15 de abril de 2008

sábado, 5 de abril de 2008

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Declarações da comissária do PNL a propósito do Dia Internacional do Livro Infantil



O mercado do livro infantil em Portugal tem actualmente maior diversidade, qualidade e é mais cuidado na edição, afirmou hoje a comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), Isabel Alçada, em declarações à agência Lusa.
A propósito do Dia Internacional do Livro Infantil, que se celebra quarta-feira, a escritora reconheceu que o mercado português na área da literatura infantil sofreu uma alteração significativa nos últimos anos."A literatura infantil vai hoje mais ao encontro do gosto dos adultos, há mais famílias a comprar livros, há bibliotecas que adquirem mais obras e as editoras têm mais recursos para apostar em edições com maior qualidade", opinou Isabel Alçada.Para a comissária do PNL, "é muito importante a diversidade que hoje existe na literatura infantil, sobretudo no que toca a obras que apresentem diferentes níveis de dificuldade para o leitor, que ajudem o leitor a treinar competências diferentes".
Para a escritora e docente, um dos aspectos importantes desta mudança foi o aparecimento de mais obras de ciência para o leitor infanto-juvenil."Apresentam-se hoje de uma forma muito mais atraente e não deixam de ser obras de divulgação científica", reforçou a responsável.
Ainda assim, a literatura para os mais novos é, entre todos os géneros, o mais importante para despertar o gosto pela leitura, segundo um estudo do Observatório das Actividades Culturais, divulgado em finais de 2007.

Teatro na Escola

No dia 9 de Abril, pelas 21.00h, a turma EFA B2, vai apresentar a peça "Rigoleto à moda da casa", na sala polivalente.

Palestra pelo Dr. António Calixto


No âmbito das comemorações dos 25 anos da Escola Secundária D. JoãoII de Setúbal, esta promove uma palestra pelo Dr. António Calixto subordinada ao tema "As Bibliotecas Escolares e as Literacias do séc. XXI".
Todos os interessados se podem inscrever na sala de professores na folha de inscrições afixada no placard da BE.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Dia Internacional do Livro Infantil


Amanhã comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil
Os livros iluminam, o conhecimento encanta
Mensagem do IBBY (Internacional Board on Books for Young People), a associação internacional de promoção da leitura infantil e juvenil, de 2 de Abril de 2008.

A busca de conhecimento por meio da leitura tem de tornar-se uma prioridade e deveria ser incrementada logo na infância.
Desde muito cedo se incute nas crianças tailandesas o desejo de conhecimento pela leitura, com base numa tradição e numa cultura sublimes.
Os pais são os primeiros professores das crianças e os monges tornam-se os principais mentores da sua orientação e educação, intelectual e mental, tanto no que respeita aos assuntos do mundo como no tocante aos valores espirituais.
Encontrei inspiração para a minha ilustração em ancestrais tradições do meu país. Por um lado, a tradição de contar histórias às crianças, por outro, a de aprender pela leitura de inscrições em folhas de palmeira e em tabuinhas que se destinam exclusivamente a ser lidas.
As narrativas escritas em folhas de palmeira provêm da tradição budista. Contam a vida de Buda e recontam histórias das jatakas (fábulas e parábolas), com a nobre intenção de cultivar as mentes jovens e de lhes instilar fé, imaginação e um sentido moral.

Chakrabhand Posayakrit
Tradução: José António Gomes

O que é o Teatro?


Está patente na biblioteca da nossa escola uma exposição de 25 painéis sobre "O que é o Teatro?".

Esta exposição decorre até dia 15 de Abril e nela poderão encontrar informações e curiosidades sobre o teatro bem como imagens bastante interessantes.